Fale conosco pelo WhatsApp

Lesão no menisco: Tratamento

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 18 fevereiro, 2022

Entenda o que pode provocar uma lesão no menisco e quais os tipos de tratamento existentes 

O tratamento no menisco pode ser mais simples, com fisioterapia e medicação, ou mais invasivo, chegando à necessidade de uma intervenção cirúrgica. Tudo depende da complexidade do quadro, que precisa ser, preferencialmente, avaliado por um médico especialista em cirurgia do joelho.

No entanto, antes de falar sobre as opções de tratamento no menisco, é preciso compreender melhor sobre essa patologia: suas causas, seus sintomas e quando é preciso procurar pela ajuda de um médico.

Resumidamente, o menisco é uma estrutura de fibrocartilagem presente no joelho, cuja função envolve absorver os impactos da articulação, além de melhorar a estabilidade articular.

Tal fibrocartilagem é bastante propensa a lesão em atletas, pessoas com excesso de peso, pacientes acometidos por artrose, artrite ou outro problema que prejudique a articulação dos joelhos.

Causas de uma lesão no menisco

As lesões do menisco surgem, em geral, devido a uma sobrecarga no joelho. Essas agressões são recorrentes na prática de esportes, como futebol, basquete ou tênis. Além disso, existem situações do dia a dia que também podem afetar o menisco, como:

  • Fazer agachamentos muito intensos;
  • Prender o pé enquanto se caminha;
  • Levantar muito peso com o uso das pernas;
  • Virar muito rápido o corpo sobre uma perna.

Além do mais, com o avanço da idade, a cartilagem do menisco se torna cada vez mais enfraquecida, devido ao seu uso frequente e à diminuição da circulação de sangue para o local. Assim sendo, as lesões podem surgir mais facilmente após os 65 anos de idade, mesmo em situações mais simples, como atividades do dia a dia.

CTA Páginas Blog

Sintomas

Antes de saber mais detalhes sobre um tratamento no menisco, é preciso saber reconhecer os principais sintomas de uma lesão nessa região do corpo. Evidentemente, o principal sinal de que algo não está certo é uma dor na região da frente ou lateral do joelho, que se intensifica ao agachar ou fazer exercícios.

Esta dor é localizada e pode piorar com o decorrer dos dias, dificultando também o ato de caminhar. Além disso, pode existir um inchaço no joelho ou a sensação de um “click” durante o movimento articular. Assim sendo, com a presença desses sintomas, é essencial se consultar com um ortopedista para que sejam realizados exames, preferencialmente a ressonância magnética, a fim de confirmar a existência do diagnóstico da lesão no menisco.

Tratamento no menisco lesionado

O tratamento no menisco pode ser feito com ajuda fisioterapêutica ou com uma cirurgia — indicada para situações mais graves, quando é preciso costurar ou cortar uma região afetada. Em geral, após a intervenção cirúrgica, o médico recomenda o uso de muletas. A reabilitação das cirurgias de menisco costuma ser rápida e, dependendo do tipo de tratamento realizado, logo nos primeiros dias o paciente está caminhando.

O tratamento no menisco depende de vários fatores. As rupturas podem ocorrer em diferentes padrões, dependendo do tamanho da lesão, da sua localização e dos sintomas o médico irá indicar tratamento. Lesões pequenas, com pouco sintomas, sem sensação de tratamento do joelho são melhores tratadas com fisioterapia. Já lesões mais sintomáticas, periféricas e agudas podem ser beneficiadas do tratamento cirúrgico precoce.

Em geral, a cirurgia para reparar o menisco é feita com anestesia regional (raqui anestesia). O médico realiza dois furos no joelho, através dos quais insere equipamentos necessários para a videoartroscopia que irá tratar a parte afetada. A opção pela costura (sutura) do menisco costuma ser reservada para lesões da parte mais extensa do menisco, uma vez que ela é irrigada por sangue e por isso pode se regenerar.

Outra opção é remover a parte afetada do menisco, mantendo a parte sadia intacta, como forma de preservar parte da função daquele menisco e evitar que se desenvolva uma artrose precocemente. Não é necessária hospitalização, mas o tempo de recuperação é de aproximadamente duas semanas para lesões ressecadas, casos em que é realizada a sutura do menisco têm a reabilitação mais prolongada.

O especialista associa medicamentos e fisioterapia para aliviar a dor e evitar possíveis inflamações durante o período pós-cirúrgico. Sessões de fisioterapia também são muito importantes para a plena recuperação durante o tratamento no menisco.

Se você apresenta dores frequentes, estalos ou inchaço na região do joelho, e acredita que possa estar precisando se consultar acerca de um possível tratamento no menisco, entre em contato agora mesmo com o Dr. Rodolpho Scalize, cirurgião especializado em ortopedia e referência na área.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Ortopedista especialista em joelho – Dr. Rodolpho Scalize