Fale conosco pelo WhatsApp

Regeneração e reparo da cartilagem do joelho

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 17 julho, 2024

Características fisiológicas do tecido cartilaginoso limitam sua capacidade de regeneração, mas algumas técnicas procuram repará-lo

A cartilagem é um tecido que reveste as extremidades dos ossos nas articulações e tem a importante função de amortecer os impactos e permitir o deslizamento suave entre as superfícies ósseas. De consistência rígida, esse tecido fibroelástico é formado por colágeno, água e células denominadas condrócitos.

Outra característica da cartilagem é a ausência de vasos sanguíneos, vasos linfáticos ou nervos, o que limita bastante o potencial de regeneração da cartilagem do joelho.

Aliás, essa é uma questão que levanta muitas dúvidas nos pacientes que sofrem com problemas no joelho relacionados à cartilagem. Como o joelho é uma articulação bastante complexa e exigida para suportar o peso corporal e executar a maioria dos movimentos, a estrutura pode sofrer com vários tipos de lesões e desgastes naturais.

Com isso, problemas na cartilagem podem causar atrito entre os ossos e provocar muita dor quando movimentos são realizados, limitando a execução até mesmo das atividades mais simples, como caminhar, subir escadas ou agachar.

Neste artigo, você vai saber se a regeneração da cartilagem do joelho é um procedimento possível e como funcionam os tratamentos para os problemas de cartilagem no joelho.

Problemas no joelho? Marque uma consulta com o ortopedista.

Agende uma consulta

Regeneração da cartilagem do joelho existe?

A artrose é uma doença degenerativa que provoca desgaste nas articulações, causando dor e limitações de movimentos. Apesar de a regeneração da cartilagem do joelho ser o sonho de muitos pacientes que convivem com a condição, o potencial de cicatrização desse tecido é limitadíssimo.

Ao contrário da pele e de outros tecidos humanos que são bem vascularizados, a cartilagem não é irrigada por vasos sanguíneos ou nervos para estimular o processo de regeneração. Isso significa que uma vez lesionada, não é possível reconstruir esse tecido.

No entanto, existem tratamentos para fazer o reparo da cartilagem do joelho, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com artrose e outras lesões cartilaginosas.

O que é o reparo da cartilagem do joelho?

Existem algumas técnicas para reparar o local lesionado que preenchem as áreas onde houve o desgaste da cartilagem. O tipo de tratamento escolhido para o reparo da cartilagem do joelho depende de alguns fatores, como:

  • Localização da lesão;
  • Extensão da área afetada;
  • Tipo de lesão;
  • Estrutura óssea do paciente;
  • Idade e estado de saúde do paciente;
  • Atividades que o paciente costuma realizar;
  • Experiência do cirurgiã

Como é feito o diagnóstico dos problemas da cartilagem do joelho?

Problemas na cartilagem do joelho normalmente causam dores, inchaço, estalidos e dificuldade para dobrar e fazer movimentos com o joelho. O ortopedista especialista em joelho baseia seu diagnóstico na presença dos sintomas relatados, no histórico do paciente e no exame físico.

Além disso, os exames de imagem fornecem detalhes mais precisos sobre o tipo de lesão da cartilagem para auxiliar no diagnóstico. Os mais solicitados nesse caso são a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e a ultrassonografia do joelho.

Consulte-se com um ortopedista especialista em joelho!

Agende uma consulta

Cirurgias para reparo da cartilagem do joelho

A seguir, conheça algumas opções cirúrgicas para o reparo da cartilagem do joelho:

Microfraturas

Lesões pequenas que atingem o osso subcondral podem ser tratadas pela técnica de microfraturas. A cirurgia consiste em realizar microperfurações no osso exposto para estimular a formação de um coágulo sanguíneo e preencher a área lesionada com um tecido fibrocartilaginoso.

Mosaicoplastia

Também chamada de transplante osteocondral, essa cirurgia para reparação da cartilagem do joelho retira partes de cartilagem e tecido ósseo saudáveis de outra área do joelho do próprio paciente para corrigir a lesão. Além disso, é possível utilizar enxertos de um banco de tecidos para reparar a cartilagem danificada.

Transplante autólogo de condrócitos

Técnica ainda pouco utilizada para reparo da cartilagem do joelho, devido ao seu alto custo, o transplante autólogo de condrócitos envolve a retirada de uma pequena amostra de células saudáveis de cartilagem do próprio paciente. Em seguida, essas células são cultivadas e multiplicadas em laboratório para então serem reimplantadas no joelho afetado (com uma membrana de colágeno).

Artroplastia

Casos mais graves de artrose ou pacientes que não praticam atividade física podem optar pela colocação de uma prótese parcial ou total no joelho. O procedimento envolve a substituição da superfície articular desgastada por componentes metálicos e de polietileno para restabelecer a funcionalidade do joelho e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A indicação da técnica mais adequada para reparação da cartilagem do joelho é feita pelo ortopedista especialista em joelho após uma avaliação criteriosa e individual de cada caso.

Para saber mais, entre em contato com o Dr. Rodolpho Scalize.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho