Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de cirurgia de menisco

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 1 novembro, 2023

Lesões no menisco são muito comuns e alguns casos exigem tratamento cirúrgico. Conheça quais são os tipos de cirurgia de menisco.

Os meniscos são estruturas internas do joelho que são responsáveis por amortecer os impactos e ajudar na estabilidade da articulação. Formados por cartilagem fibrosa, eles recebem e distribuem as forças e impactos, além de ajudar na movimentação e na congruência dos ossos do joelho.

Localizados entre a tíbia e o fêmur, cada joelho tem dois tipos de meniscos: o medial, localizado na parte interna, e o lateral, situado no lado de fora do joelho. Por conta de sua função protetora e estabilizadora, os meniscos estão sujeitos a lesões e rupturas, algumas delas mais graves que requerem intervenção cirúrgica.

Os tipos de cirurgia de menisco apresentam indicação específica, que deve ser avaliada por um ortopedista especialista em joelho. Entenda a seguir.

Agende já sua consulta para o tratamento da lesão no menisco

Agende uma consulta

Como ocorre uma lesão no menisco?

Esse tipo de lesão é bastante comum, principalmente em jogadores de futebol e basquete, esportes de contato no qual os atletas correm mais risco de sofrer quedas ou torções. Aliás, esse é um dos motivos mais frequentes que levam a uma lesão meniscal, que pode ser classificada de acordo com suas causas, sendo:

  • Traumática: lesão aguda originada por pancadas no joelho, quedas ou torções;
  • Degenerativa: desgaste progressivo da cartilagem do menisco, causado pelo uso repetitivo da articulação ao longo dos anos. Pessoas acima do peso estão entre as mais suscetíveis a este tipo de lesão.

Os tipos de cirurgia de menisco estão relacionados ao tipo de lesão meniscal, geralmente lesões traumáticas têm indicação cirúrgica, e à intensidade dos sintomas, fatores que devem ser avaliados individualmente.

Como é a cirurgia de menisco?

A cirurgia de menisco pode ser realizada de maneira aberta tradicional e por artroscopia, método mais utilizado atualmente entre os tipos de cirurgia de menisco por ser um procedimento minimamente invasivo. Nele, o cirurgião faz pequenas incisões no joelho para inserir o artroscópio, aparelho com uma microcâmera que permite visualizar as estruturas internas do joelho em um monitor, e os instrumentos que vão reparar a lesão.

O paciente recebe anestesia raquidiana ou local e pode receber alta hospitalar no mesmo dia, na maioria dos casos.

Agende já sua consulta para o tratamento da lesão no menisco

Agende uma consulta

Tipos de cirurgia de menisco

Existem três tipos de cirurgia de menisco: meniscectomia parcial, sutura do menisco e transplante de menisco. Veja mais detalhes sobre cada uma a seguir:

Meniscectomia parcial

Este tipo de cirurgia de menisco é indicado para tratar lesões que ocorrem na parte não vascularizada, que não tem capacidade de cicatrização. O procedimento é simples, realizado por artroscopia, e consiste na retirada da parte lesionada ou rasgada do menisco, responsável pela dor do paciente.

Sutura do menisco

Tipo de cirurgia de menisco realizada para corrigir lesões na parte vascularizada. O cirurgião faz uma sutura com pontos para reparar o menisco rompido. A vantagem dessa técnica é que ela é a que mais preserva o menisco, mas exige mais cuidados e restrições durante a recuperação, como o uso de muletas durante seis semanas e imobilizador de joelho.

Transplante de menisco

O transplante de menisco é uma cirurgia menos frequente, indicada para pacientes jovens que já foram submetidos a uma meniscectomia e ainda assim continuam sentindo dor no joelho. Este tipo de cirurgia de menisco é feito de maneira aberta, substituindo a estrutura lesionada por um menisco do banco de tecidos proveniente de cadáver.

Agende já sua consulta para o tratamento da lesão no menisco

Agende uma consulta

Recuperação da cirurgia de menisco

O período pós-operatório é de extrema importância para que o paciente retorne as suas atividades normalmente. Os cuidados variam de acordo com o tipo de lesão e cirurgia realizada, sendo que uma meniscectomia exige até 90 dias de recuperação, enquanto lesões reparadas por sutura do menisco podem demorar mais, de 3 a 6 meses de recuperação.

Os principais cuidados no período de recuperação são:

  • Repouso;
  • Aplicação de gelo na área operada;
  • Uso de muletas
  • Fisioterapia.

Para saber mais sobre os tipos de cirurgia de menisco e suas indicações, entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.

Fontes:

Dr. Rodolpho Scalize

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia