Fale conosco pelo WhatsApp

Medicina esportiva: conheça esta especialidade

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A medicina do esporte é uma área da saúde que se dedica a estudar como a prática de exercícios físicos influencia na saúde das pessoas

A Medicina Esportiva é uma especialidade médica que se responsabiliza por cuidar da saúde de atletas e esportistas — sejam eles profissionais, que necessitam apresentar alto rendimento, ou daqueles que praticam por prazer e para se manter em forma. O objetivo principal é promover a qualidade de vida dos indivíduos, ajudando na prevenção de lesões e na melhoria do desempenho individual.

O profissional de Medicina Esportiva tem uma atuação bastante abrangente, podendo englobar diferentes especialidades para garantir que o corpo dos atletas funcione da melhor maneira possível, aprimorando o desempenho do paciente e mantendo suas condições de saúde. Para isso, áreas como Ortopedia, Fisioterapia, Nutrição e Cardiologia muitas vezes atuam em conjunto para que o organismo do paciente apresente uma melhor resposta.

Quem é o profissional especializado em Medicina Esportiva?

O médico do esporte é um profissional com graduação em Medicina e que fez residência médica ou pós-graduação em Medicina Esportiva. Dessa forma, o médico se torna apto a realizar avaliações em atletas profissionais e amadores, solicitando, realizando e analisando exames que auxiliam na preparação desses esportistas — garantindo assim o alcance de seus objetivos individuais e manutenção da saúde geral do organismo.

O especialista também possui conhecimento básico em outras áreas que se relacionam com a medicina do exercício e do esporte, tais como a ortopedia, traumatologia, cardiologia, nutrologia e endocrinologia. Sempre que necessário, a atuação deste profissional deve estar aliada a especialistas com conhecimentos aprofundados nessas áreas.

O que faz um médico do esporte?

O médico do esporte é um profissional que atua de forma ampla, focando no cuidado com a saúde geral do paciente a partir do exercício físico. Para isso, a especialidade se baseia nos benefícios da prática esportiva para o organismo, prevenindo lesões, aprimorando o desempenho de atletas, tratando condições médicas preexistentes e promovendo qualidade de vida aos pacientes.

O especialista em Medicina Esportiva faz avaliações específicas no paciente, identificando suas condições físicas para iniciar a prática de um exercício e acompanhando a evolução do indivíduo ao longo do tempo. Caso alguma demanda específica seja identificada, cabe ao médico indicar as melhores formar de suprir a necessidade do paciente — seja fazendo ajustes na alimentação, prevenindo lesões ou indicando períodos de descanso maiores.

Para isso, o especialista em Medicina Esportiva pode:

  • Requisitar exames clínicos e laboratoriais;
  • Realizar intervenções;
  • Fazer análises de desempenho;
  • Propor programas de exercícios, dietas e suplementação com objetivos específicos;
  • Acompanhar e orientar os atletas no que diz respeito ao uso de medicamentos e exames de doping.

Sempre que necessário, o médico do esporte deverá reunir profissionais de outras áreas da saúde para oferecer o atendimento e orientação adequados ao paciente.

A importância da Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é uma importante aliada de qualquer indivíduo que deseja realizar uma prática física em nível competitivo ou amador, possibilitando a compreensão do estado de saúde geral do paciente. Dessa forma, é possível detectar precocemente algumas doenças que podem levar a lesões ou causar manifestações como mal súbito, adotando medidas preventivas para evitar problemas graves.

Além disso, a especialidade pode ajudar no acompanhamento do desempenho geral do praticante, ajustando aspectos relacionados a alimentação, sono, carga de treino e outros detalhes que influenciam diretamente no rendimento esportivo do paciente. O profissional também pode fornecer informações relevantes para prevenir lesões ortopédicas e outras alterações de saúde relacionadas à prática inadequada de exercícios físicos.

Quando procurar um profissional de Medicina Esportiva?

A maioria das pessoas imagina que é necessário ser atleta profissional para ser acompanhado por um especialista em Medicina Esportiva, mas esta é uma ideia equivocada. Na verdade, por mais que sua atuação seja essencial para esportistas de alta performance, o médico do esporte pode ter um papel até mais importante entre os praticantes comuns — que são a maior parte da população.

Atualmente, algumas das maiores causas de mortes no mundo são doenças cardiovasculares, além de complicações relacionadas ao diabetes, doenças metabólicas e distúrbios endócrinos. Todas essas enfermidades têm em comum o fato de sua forma inicial de tratamento ser baseado em mudanças no estilo de vida, que inclui principalmente a prática de exercícios físicos e mudanças na dieta.

O especialista em Medicina Esportiva tem um papel fundamental para esses indivíduos, atuando como gestor da saúde do indivíduo. Este profissional identificará os fatores de risco associados à prática do exercício, prescrevendo uma atividade adequada às condições físicas do paciente. Este tipo de avaliação também é indicado para idosos que precisam melhorar o tônus muscular, a postura e prevenir problemas articulares.

Outras situações nas quais o médico do esporte pode ser procurado são:

  • Pessoas que desejam dar um fim ao sedentarismo;
  • Controle da obesidade;
  • Ganho de massa muscular;
  • Indivíduos com rotinas estressantes e que precisam de uma atividade em seu dia a dia;
  • Pacientes com quadros depressivos;
  • Esportistas que desejam melhorar seu desempenho;
  • Pessoas que desejam melhorar a qualidade do sono;
  • Indivíduos que desejam iniciar uma prática esportiva com segurança;
  • Monitoramento de desempenho e carga de treinamento;
  • Necessidade de prevenir, tratar ou reabilitar lesões ortopédicas agudas ou de repetição;
  • Pacientes que precisam de orientação sobre suplementação.

Benefícios de se consultar com um médico do esporte

A Medicina Esportiva está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas, e motivos não faltam para marcar uma consulta com um especialista desta área. Por meio de exames e avaliações específicas, o médico poderá descobrir as características do metabolismo do paciente, encontrando as melhores formas de alcançar os resultados esperados nos treinos e promover a saúde do indivíduo.

Os principais benefícios de ser acompanhado por um médico do esporte são:

  • Verificar se o organismo está apto a iniciar uma atividade física;
  • Detectar precocemente qualquer alteração de saúde que poderia piorar com a prática esportiva;
  • Prevenção e tratamento de lesões;
  • Identificação do melhor tipo de atividade física para uma pessoa, evitando execução incorreta dos exercícios;
  • Reabilitação de lesões e traumas, indicando o esporte ideal para o paciente ao longo do processo de recuperação;
  • Orientação personalizada sobre alimentação e suplementação (quando indicada);
  • Acompanhamento da capacidade de esforço realizado pelo coração, respiração, metabolismo e circulação.

Para saber mais sobre a Medicina Esportiva e descobrir todos as vantagens de se consultar com um profissional da área, entre em contato com o Dr. Rodolpho Scalize.

Fontes:

Hospital Israelita Albert Einstein;

Portal SanarMED.

Não descuide da sua saúde

Ortopedia
Medicina Esportiva

Envie sua dúvida para:

(16) 3610-1412