Fale conosco pelo WhatsAppTire suas dúvidas

Bursite e tendinite no ombro: qual a relação?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 6 junho, 2025

3 min. de leitura

Ainda que sejam diferentes, ambos os problemas têm semelhanças e podem ocorrer ao mesmo tempo

Bursite e tendinite no ombro são dois problemas que podem ocorrer nessa região em decorrência de processos inflamatórios. Apesar de serem condições diferentes, elas podem estar relacionadas, tendo causas e sintomas semelhantes e coexistindo em alguns casos.

Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre a relação entre bursite e tendinite no ombro e quais tratamentos podem ser realizados para essas condições.

O que é a bursite no ombro?

Para entender a relação entre bursite e tendinite no ombro, precisamos, primeiramente, discorrer sobre cada um dos problemas. A bursite no ombro ocorre como resultado da inflamação das chamadas bursas, bolsas cheias de líquido localizadas na articulação do ombro, cuja função é evitar o atrito entre os tendões e os ossos.

O principal sinal da bursite são dores articulares na região anterolateral do ombro, que podem se irradiar para o braço e o cotovelo e costumam piorar ao realizar movimentos do dia a dia ou atividades físicas. Além das dores, a própria capacidade de movimentar o ombro fica limitada.

O que é a tendinite no ombro?

A tendinite no ombro é o processo inflamatório dos tendões, tecidos que unem os músculos aos ossos. A região mais comumente afetada é o manguito rotador, um conjunto de músculos e tendões que tem a função de possibilitar e estabilizar os movimentos do ombro.

A tendinite do manguito rotador, bem como a que afeta os outros tendões do ombro, tem como principal sintoma uma dor que costuma piorar ao realizar movimentos e se espalha para os braços. Em alguns casos, pode ocorrer, também, formigamento no ombro e sensação de fraqueza, além da limitação nos movimentos.

Como elas estão ligadas?

Além do fato de serem processos inflamatórios, bursite e tendinite no ombro estão relacionadas por causarem sintomas semelhantes, como dores que pioram com os movimentos e se irradiam para os membros superiores, limitações nos movimentos e fraqueza.

Outra semelhança entre bursite e tendinite no ombro está em suas causas. Ambas as condições são causadas, principalmente, pela sobrecarga nas articulações do ombro, traumas e realização de atividades e esportes de impacto.

Por esse motivo, não é incomum que bursite e tendinite no ombro ocorram simultaneamente. Na maioria dos casos em que as duas doenças coexistem, a bursite é secundária à tendinite.

Como é o tratamento da bursite e tendinite no ombro?

Os tratamentos conservadores para bursite e tendinite no ombro têm como finalidade diminuir a inflamação e aliviar os sintomas. Em geral, são muito semelhantes, tendo estratégias como:

  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios para diminuir a inflamação e controlar a dor;
  • Repouso;
  • Fisioterapia para recuperar a amplitude de movimentos;
  • Bolsas de água quente ou fria.

Cirurgia para bursite e tendinite no ombro

Nos casos de bursite e tendinite no ombro em que os sintomas não são devidamente controlados com o tratamento conservador, bem como quando a inflamação não cede aos medicamentos como esperado, o tratamento cirúrgico deve ser indicado.

No caso da bursite no ombro, a cirurgia que deve ser realizada é a bursectomia. O procedimento, feito por um método minimamente invasivo chamado videoartroscopia, consiste na retirada total ou parcial da bursa inflamada. Com o passar do tempo, uma nova bursa se regenera no local da anterior.

Nos pacientes com tendinite no ombro, a cirurgia tem como principal finalidade a reparação dos tendões rompidos, de forma total ou parcial, ou sua descompressão, para que, assim, a inflamação seja aliviada. O procedimento também pode ser realizado de forma minimamente invasiva.

Como os procedimentos cirúrgicos para tratar bursite e tendinite no ombro são, em geral, minimamente invasivos, a recuperação costuma ser rápida e tranquila, principalmente quando o paciente segue todas as orientações corretamente.

Para saber mais sobre bursite e tendinite no ombro, entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.

 

Fontes:

Dr. Rodolpho Scalize

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Revista Brasileira de Ortopedia (RBO)

Manual MSD