Fale conosco pelo WhatsApp

Lesões no menisco

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A lesão no menisco precisa de muita atenção, pois um quadro simples pode gerar uma série de complicações caso não seja devidamente tratado

Os meniscos são estruturas internas do joelho que promovem estabilidade a esta articulação, realizando absorção e distribuição de força e impactos. Como absorvem impactos a vida toda, boa parte das lesões no menisco ocorrem após os 40 anos.

O desgaste torna a região do joelho mais frágil, deixando-a mais suscetível a possíveis lesões no menisco. Em pacientes mais jovens, esse tipo de lesão costuma estar relacionado à ocorrência de ruptura do ligamento cruzado anterior, devido a entorses em atividade física de contato.

Quais são os sintomas das lesões no menisco?

Os sintomas de uma possível lesão costumam ser:

  • Dores no joelho;
  • Estalos;
  • Travamento;
  • Sensação de instabilidade nos joelhos;
  • Inchaço.

Ao sofrer alguma lesão, a dor costuma se concentrar na articulação, entre o fêmur e a tíbia, do lado interno (medial) ou do lado externo (lateral), dependendo de qual menisco está lesionado.

O joelho pode ou não inchar, mas os estalos, travamentos e sensações de instabilidade ao andar ou fazer qualquer atividade são sintomas mecânicos. É importante se atentar a essas sensações, pois podem ser determinantes para o tratamento.

CTA Páginas Blog

Como ocorrem e são diagnosticadas as lesões no menisco?

Geralmente, os diagnósticos são realizados de acordo com a suspeita clínica e exame físico do paciente. A confirmação da lesão é possível pelo exame de ressonância magnética.

As lesões no menisco podem ser classificadas entre: 

1 – Trauma

Lesões no menisco podem ser causadas por um movimento de torção do joelho, podendo estar relacionadas a outras lesões traumáticas, como lesão ligamentar (como do ligamento cruzado anterior – LCA) e fraturas. Vários padrões de lesão são possíveis: longitudinais, radiais ou oblíquas.

2 – Lesões por fadiga

São lesões causadas por forças repetitivas que agem ao longo do tempo no menisco. A lesão em si pode ocorrer agudamente, mas é fruto de um processo crônico de fadiga do tecido meniscal. Normalmente são lesões radiais completas ou incompletas.

3 – Lesões por desgaste – lesões degenerativas

Lesões degenerativas ocorrem por desgaste progressivo do menisco, normalmente em conjunto com alterações de desgaste do restante do joelho.

Certas condições podem favorecer negativamente o joelho, facilitando a ocorrência de uma das lesões no menisco. Entre elas:

  • Atividades esportivas de alta intensidade;
  • Obesidade;
  • Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA);
  • Osteoartrite ou artrose;
  • Deformidade do joelho (varo ou valgo);
  • Alterações do formato do menisco — menisco discoide.

É possível andar após sofrer uma lesão no menisco?

Os meniscos possuem baixa circulação sanguínea e pouca capacidade de regeneração. Por isso, as lesões no menisco podem ser de difícil tratamento, demandando acompanhamento e cuidado para não se tornarem prejudiciais à qualidade de vida do indivíduo.

Tipos diferentes de lesões têm potencial de cicatrização diferentes. Alguns dos fatores que podem desfavorecer o paciente se recuperar de uma das lesões no menisco é:

  • Idade avançada;
  • Sobrepeso corporal;
  • Lesão aguda;
  • Tabagismo;
  • Lesão crônica;
  • Atividades de alta demanda;
  • Desvio no eixo do joelho;
  • Histórico de sedentarismo.

Como é o tratamento das lesões de menisco?

Boa parte das lesões de menisco pode ser tratada sem cirurgia (tratamento conservador). Quando indicada, a cirurgia pode envolver o reparo da lesão ou retirada do fragmento lesionado.

Alguns dos fatores que favorecem a indicação de tratamento não cirúrgico são:

  • Lesões pequenas e estáveis;
  • Sintomas pouco intensos;
  • Rápida procura por um profissional;
  • Ausência de sintomas mecânicos;
  • Lesão por desgaste (degenerativas);
  • Presença de osteoartrite ou artrose.

Por outro lado, existem fatores que confirmam a necessidade de cirurgia para tratar as lesões no menisco, sendo os principais deles: lesões grandes ou instáveis, sintomas intensos, muito tempo de sintomas ou baixa resposta ao tratamento não cirúrgico.

Ainda assim, cada caso precisa ser avaliado individualmente para a melhor decisão de tratamento.

Quais são os tipos de cirurgia para lesões no menisco?

As cirurgias no joelho para tratamento de lesões no menisco são realizadas pela artroscopia, que é uma cirurgia minimamente invasiva feita por vídeo através de pequenas incisões. As principais cirurgias realizadas são:

Meniscectomia parcial artroscópica

O procedimento consiste na retirada dos fragmentos instáveis do menisco. Neste caso, apenas as partes instáveis da lesão no menisco são retiradas, preservando assim toda a parte que ainda é funcional.

Essa cirurgia é escolhida para situações em que as lesões no menisco não sejam adequadas ao reparo por possuírem baixa capacidade de cicatrização. A principal vantagem da meniscectomia é este ser um procedimento simples, com recuperação funcional e retorno mais rápido às atividades. Na maioria dos casos, não é necessário o uso de muletas ou imobilização no pós-operatório.

Reparo do menisco com sutura (pontos)

O reparo com sutura é realizado em lesões que tenham bom prognóstico para cicatrização. Sendo assim, não é adequado para todas as lesões, mas a sua principal vantagem é a restauração da função do menisco, uma vez que restabelece o fragmento antes disfuncional.

Como desvantagem, esta é uma cirurgia tecnicamente mais complexa, que exige maiores cuidados e restrições no pós-operatório inicial. Por isso, durante algumas semanas é preciso usar muletas e imobilizador de joelho para proteção do reparo.

Reinserção de raiz meniscal

A reinserção meniscal é a técnica de escolha para lesões de raiz que tenham bom prognóstico de cicatrização. Lesões de raiz meniscal agudas, sem artrose do joelho em pacientes mais jovens são as melhores candidatas ao tratamento.

Por fim, com o diagnóstico e tratamento adequados, é possível que pacientes com lesões no menisco vivam de forma normal. O diagnóstico e tratamento precoces ajudam a melhorar os tratamentos.

Para entender mais sobre o tratamento da lesão no menisco, clique aqui e agende uma consulta com o ortopedista especialista em joelho, Dr. Rodolpho Scalize.

Fontes:

Associação Médica Brasileira;

Portal MD Saúde;

Dr. Rodolpho Scalize.