Fale conosco pelo WhatsApp

5 Tratamentos para bursite no ombro

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 7 julho, 2022

Saiba os 5 tratamentos que podem ser feitos para a bursite no ombro, como o uso de anti-inflamatórios pode ajudar e como os sintomas se manifestam

É chamada de bursite a inflamação que acomete uma bursa, uma pequena bolsa localizada entre o osso e outras estruturas móveis do corpo, como músculos, pele ou tendões. Seu papel é facilitar o deslizamento entre essas estruturas, diminuindo o atrito. Veremos, adiante, quais os tipos de tratamento para bursite no ombro, um dos principais tipos de bursite que acomete os pacientes.

As bursas ficam localizadas próximas às articulações dos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés. Mas se você está buscando mais informações sobre um tratamento para bursite no ombro, continue esta leitura.

Descubra opções de tratamentos com eficácia para bursite no ombro.

Agende uma consulta

O que é bursite no ombro?

Quando a bursa inflamada está localizada perto da articulação do ombro, temos um quadro de bursite no ombro. Entre os sintomas mais comuns apresentados quando essa inflamação ocorre, destacam-se:

  • Dor e rigidez no ombro, que costumam ser agravadas ao se realizar um movimento;
  • Dor que surge principalmente durante a noite;
  • Inchaço, calor ou vermelhidão no local.

Bursite no ombro tem cura?

Sim, a bursite no ombro tem cura. Em cerca de 70% dos casos, o tratamento para bursite no ombro é clínico, feito com medicamentos, repouso e fisioterapia. Ele ajuda a aliviar os sintomas, mas pode haver recidiva.

Os outros 30% são pacientes que apresentam recorrências frequentes da dor e, na maioria dos casos, precisam de procedimentos cirúrgicos para melhora definitiva do quadro.

Tendinites e bursites: qual a diferença?

O que difere a tendinite da bursite é que a primeira é uma inflamação ou irritação que ocorre em um tendão, uma espécie de cordão fibroso responsável por fixar os músculos aos ossos. O papel do tendão é transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.

Ambas, tendinites e bursites, apresentam os mesmos sintomas e podem atingir as mesmas regiões citadas anteriormente, como joelhos, ombros, cotovelos, quadris, entre outras.

Fatores de risco

A bursite no ombro tem como principais fatores de risco:

  • Idade (o problema surge com mais frequência em pessoas mais velhas);
  • Um trauma único e intenso na região;
  • Microtraumas repetitivos;
  • Condições reumáticas, infecciosas ou metabólicas.

Elimine as dores no ombro! Realize seu tratamento com um ortopedista especializado!

Agende uma consulta

5 tratamentos para bursite no ombro

O tratamento para bursite no ombro está focado em tratar a causa do problema para, com isso, diminuir a inflamação e, se possível, cessar a dor. Inicialmente, a primeira recomendação médica é de repouso relativo, ou seja, o paciente deve evitar realizar atividades que possam agravar a lesão.

Além do repouso, existem procedimentos para tratar bursite no ombro. Conheça seis deles.

1. Sessões de fisioterapia

A fisioterapia é a primeira opção de tratamento para bursite no ombro. O objetivo é, além de reduzir a dor causada pela inflamação, ajudar o paciente a recuperar a amplitude de movimentos e prevenir recidivas. Os exercícios são específicos para tratar a bursite no ombro e devem ser orientados por profissionais capacitados.

2. Terapia medicamentosa

Analgésicos simples e anti-inflamatórios não hormonais são os medicamentos mais utilizados no tratamento para bursite no ombro para reduzir a dor e a inflamação na bursa.

3. Infiltração

Com uma agulha fina, o médico infiltra a bursa com anestésico e corticosteroide de depósito. Isso acelera o controle da dor e inflamação, permitindo melhores resultados na fisioterapia. A infiltração no ombro pode ser realizada no consultório ou no centro cirúrgico, e pode ser associada a outros tratamentos, como bloqueio da dor.

4. Terapia por ondas de choque (TOC)

Outro procedimento para tratar bursite no ombro é a terapia por ondas de choque. Trata-se de um procedimento não cirúrgico e não invasivo, que visa melhorar a cicatrização dos tendões e tecidos moles. Esse tipo de tratamento não envolve estimulação elétrica. As ondas de choque não são visíveis, apenas produzem impacto e som.

5. Cirurgia de bursite no ombro

A cirurgia é a opção de tratamento para bursite no ombro quando as terapias convencionais não apresentaram o resultado desejado. Chamado de artroscopia do ombro, este procedimento é realizado com anestesia geral e dura, em média, de 45 minutos a uma hora. Para realizar o procedimento, o médico faz pequenas incisões, de aproximadamente 2 cm, no ombro do paciente, por onde serão introduzidos os instrumentos necessários para a realização do procedimento, como pinças e um aparelho chamado artroscópio.

O artroscópio é composto por uma haste fina que possui uma microcâmera em sua extremidade e uma fonte de luz, que ajudam o médico a visualizar com precisão as estruturas que compõem a articulação do ombro. Com essa câmera, o especialista em ombro consegue ter uma imagem em tempo real, vista em um monitor, de todo o interior do ombro.

Em alguns casos, a cirurgia de bursite no ombro é a melhor opção de tratamento porque, com ela, o cirurgião remove o tecido inflamado, evitando recorrência do quadro, e pode corrigir alterações que estejam predispondo a bursite.

Quando o tratamento para bursite no ombro não é realizado de forma adequada, a bursite pode evoluir para um quadro crônico, com dor constante e limitação para atividades diárias e esportivas.

Entenda mais sobre esse tratamento e agende uma consulta com o ortopedista especialista em ombro, Dr. Rodolpho Scalize.

Fontes:

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Dr. Rodolpho Scalize