Fale conosco pelo WhatsApp

Entenda a anatomia do joelho

O joelho é uma articulação complexa, que precisa ser extremamente estável ao mesmo tempo em que deve permitir mobilidade suficiente para que o indivíduo consiga se locomover, saltar e agachar. Trata-se de uma estrutura formada por ligamentos, músculos e fibrocartilagens — que trabalham de maneira conjunta para possibilitar a execução de diversas atividades locomotoras e conferir sustentação ao corpo.

Por conta de sua localização e função, o joelho está constantemente recebendo uma grande carga, especialmente durante a prática de exercícios físicos ou nos indivíduos com sobrepeso. Como consequência, esta articulação considerada vulnerável e que está sujeita a lesões de variados tipos — que variam desde traumas diretos (como pancadas) a entorses, desgastes e lesões ligamentares mais graves.

A artroscopia do joelho é uma intervenção que ajuda justamente no diagnóstico de doenças ou lesões na região, permitindo que o ortopedista observe as estruturas da articulação e identifique alterações. Dependendo do caso, o especialista também pode indicar a realização do procedimento para a correção de algum problema previamente identificado.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;

Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

Não descuide da sua saúde

Ortopedia
Medicina Esportiva

Envie sua dúvida para:

(16) 3610-1412