Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feita a artroscopia no joelho?

A artroscopia é feita a partir de pequenas incisões na região do joelho, por onde são inseridos os equipamentos necessários para realização da cirurgia. O artroscópio é o principal dispositivo utilizado neste tipo de procedimento, e conta com uma câmera que transmite imagens de dentro da articulação para um monitor de vídeo, permitindo que o especialista visualize essas estruturas em alta definição.

O procedimento é executado com o paciente anestesiado, podendo ser utilizada anestesia local, geral ou raquidiana, dependendo do tipo de lesão a ser tratada. A indicação do tipo de anestesia mais adequado para a intervenção é feita pelo cirurgião, juntamente com o anestesista.

A duração total da artroscopia do joelho é de poucas horas variando conforme a necessidade de cada paciente. Caso a intervenção tenha o objetivo de tratar alguma condição previamente identificada, são utilizados instrumentos cirúrgicos delicados para manipular as estruturas e realizar a correção necessária. A alta hospitalar normalmente ocorre no mesmo dia da intervenção, embora isso dependa das condições do paciente.

Quais são as vantagens deste tipo de intervenção?

Em comparação a uma cirurgia convencional, a artroscopia do joelho é considerada bastante vantajosa para a saúde do paciente justamente porque é realizada a partir de pequenas incisões, permitindo o diagnóstico e correção de problemas de saúde sem a necessidade de um procedimento muito invasivo. Esta é uma intervenção pouco agressiva para o organismo, já que elimina a necessidade de um corte extenso na pele.

Como consequência, há menos danos aos tecidos da região e o paciente normalmente apresenta uma recuperação mais rápida e menos incômoda. O tempo de cicatrização também é acelerado, ao passo que o risco de infecções e demais complicações é drasticamente reduzido. Além disso, as cicatrizes resultantes da operação são pequenas e ficam praticamente imperceptíveis com o tempo.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;

Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

Não descuide da sua saúde

Ortopedia
Medicina Esportiva

Envie sua dúvida para:

(16) 3610-1412