Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a recuperação da artroscopia?

Embora não seja considerada um procedimento de alta complexidade, a artroscopia do joelho demanda atenção pós-cirúrgica para evitar possíveis complicações. É necessário que o paciente fique de repouso relativo nos primeiros dias após a realização da intervenção. O uso de muletas é fundamental neste período de recuperação, de modo a aliviar o peso aplicado no joelho operado. Mas, de maneira geral, as atividades diárias já são retomadas logo na primeira semana.

Além disso, pode ser recomendado que o paciente aplique compressas frias para aliviar a inflamação, além de tomar medicamentos específicos para controle da dor. A prática de exercícios físicos deve ser evitada até liberação médica, e o retorno às atividades deve ser sempre supervisionado por um profissional. Caso o cirurgião ortopedista julgue necessário, sessões de fisioterapia também podem ser indicadas.

O risco de complicações neste tipo de intervenção é muito baixo, mas certamente existe — assim como em qualquer tipo de procedimento cirúrgico. As principais possibilidades dizem respeito a infecções, hemorragia, reação à anestesia ou lesões às estruturas da região. Os principais sinais de alerta são a ocorrência de sangramento no local, febre, inchaço excessivo ou aumento progressivo da dor.

O acompanhamento especializado antes e depois da artroscopia do joelho é fundamental para minimizar as chances deste tipo de complicação, assim como seguir cuidadosamente as recomendações passadas pelo profissional. É fundamental procurar ajuda médica ao notar qualquer alteração inesperada ao longo do período pós-cirúrgico.

Para saber mais a respeito da artroscopia do joelho, entender se este procedimento é indicado para seu caso e tirar qualquer dúvida a respeito desta intervenção, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;

Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte.

Não descuide da sua saúde

Ortopedia
Medicina Esportiva

Envie sua dúvida para:

(16) 3610-1412