Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de ligamento cruzado anterior

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A lesão de ligamento cruzado anterior é muito frequente em atletas, levando à instabilidade do joelho

A cirurgia de ligamento cruzado anterior é uma intervenção que visa devolver a estabilidade do joelho a um indivíduo que apresenta uma lesão nesta estrutura da articulação. De maneira simplificada, o procedimento consiste na transplantação de um enxerto no lugar do ligamento rompido — o que normalmente é feito por meio de uma artroscopia de joelho, uma técnica menos invasiva e que permite uma rápida recuperação do paciente.

Consagrada e padronizada mundialmente, a cirurgia de ligamento cruzado anterior vem sofrendo constantes aprimoramentos técnicos ao longo dos anos. O intuito é executar uma reconstrução cada vez mais anatômica, que alcance um resultado mais próximo do ligamento original, de modo que o indivíduo consiga retomar suas atividades e realizar movimentos com total segurança.

Agende já a sua cirurgia, clique aqui

Agende uma consulta

O que é ligamento cruzado anterior?

O ligamento cruzado anterior é uma estrutura fibrosa semelhante a uma corda, que fica localizada dentro da articulação do joelho e tem comprimento médio de 25 a 41 milímetros. Esta é uma estrutura constituída por dois feixes ou bandas, que ligam a região lateral do fêmur (o osso da coxa) à tíbia (um dos ossos que sustenta o peso da parte inferior da perna), auxiliando na movimentação.

A principal função deste ligamento é estabilizar a articulação do joelho no sentido da rotação, preservando estruturas internas como meniscos e cartilagens. Comumente abreviado como LCA, o ligamento cruzado anterior confere segurança para a realização de movimentos em que o indivíduo troca de direção ou gira o corpo sobre o joelho, impedindo o deslocamento excessivo da tíbia.

Entenda a lesão de LCA

Fontes:

Hospital Israelita Albert Einstein;

Revista Brasileira de Ortopedia.